quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O homem é o lobo do homem

Na prova da 6ª série, resolvi acatar uma sugestão da minha amiga Amanda sobre o tema do texto de opinião dos alunos:

"O homem é o lobo do homem?"

Frase antiga, dita por Hobbes, mas que tem grande valor significativo. Entre respostas, me deparo com um texto maravilhoso. Digo maravilhoso tendo em vista que a criatura tem apenas 12 anos, é pequeno, novato e tímido. No entanto, deixa muito aluno de terceiro ano no chinelo. Leia:


O homem é o lobo do homem (Matheus Freire)


O homem é sua própria destruição. Ele ataca a si próprio, destruindo o seu lar (planeta) e a sua espécie. O homem mata seu próximo. A espécie que denominamos animal não mata um de sua própria espécie, mas o que denominamos humano, este sim, mata e faz outro sangrar.

Dizemos que os animais são irracionais e nós racionais. Se os animais não pensam e não fazem ações tão cruéis quanto as nossas, por que os consideramos inferiores? Os animais não pensam, mas não atacam a sua própria espécie. Imagine se pensassem? Será que seriam iguais a nós, com pensamento sobre poder?

Nós acabamos literalmente com nossa condição pensativa de sermos racionais e somos vergonha aos animais que não pensam.

Grande são os que não se destroem e não os humanos, que não conhecem sua ignorância e vivem em uma realidade cruel da nossa sociedade.

Todo ser humano é movido pelo mundo da sociedade e do seu valor e poder. O animal, como não tem conhecimento do que é a sociedade, não vive do nosso modo. Já o ser humano, não controla o seu valor e o da sociedade onde habita.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um comentário: