domingo, 3 de outubro de 2010

Escola número 1 ou Escola A




Sabe quando alguém diz que tal texto é "mais literário que tal texto" "ou que tal autor é melhor que tal escritor"? Nós temos nossos gostos e como a Literatura é arte, pode nos parecer mais legal ou menos legal esse ou aquele autor. Pois bem. Entretanto não existe texto mais literário que a caderneta de um professor. Ahh, amigo que está lendo isso que eu escrevo, acredite, é a mais pura verdade. E não é só isso, há variações: a caderneta do professor da escola pública é mais literária que a do professor da escola privada e isso muda ainda mais se se trata de professor ou professora. Vejamos o porquê.

Quando eu cheguei na escola de número 1 que eu chamarei aqui de Escola A (mais por uma questão de apego às letras - que eu não sei explicar, bom por que será que me apego mais a letras que a números??? - do que por uma questão de classificação por padrões - já que para Classe A ou número 1 essa escola passa looooooooooooonge), o diretor falou o que todo diretor até hoje me falou quando fui substituir alguém:

- A professora Fulana era muito querida, os alunos gostavam muito dela. Será uma tarefa difícil substituir uma grande profissional.

Acho que eles me subestimaram, o que é que vocês acham?? Porque até hoje nunca fui hostilizada ao substituir ninguém - quer dizer, nunca não seria exatamente a palavra, mas enfim, vocês ainda conhecerão essa outra história. Recebi a caderneta de Português, que estava com o nome da dita cuja escrito de caneta, o que me deu um pouco de ciúme, já que eu não podia rasurar, mas vamos ao que interessa.

Nas cadernetas das escolas da prefeitura existe uma parte chamada... hummm... hummm... poxa, esqueci, mas eu acho que é Primeira Impressão, ou alguma coisa do tipo. É onde o prof. anota a impressão que teve da turma no início do ano e no fim do ano. Quando li aquilo tive certeza de que eu estava naquela escola da novelinha Carrossel e que eu iria substituir a professora Helena. *--* O texto que a professora fez dos alunos foi tão bonito que ela merecia um Oscar. Havia trechos como "a interação entre professora e alunos foi bastante verdadeira" ou também "a turma A executa conversas paralelas que podem ser facilmente dissipadas".

OHHH!! MALDITOS EUFEMISMOS!!! COMO ME FIZERAM SOFRER!!!

Sabe quando você quer dar uma notícia de morte mas não sabe como?? Aí você diz pro cara que a mãe dele foi morar no céu com Deus?? Isso é o que se chama eufemismo, é uma figura de linguagem. Que idiota que eu fui!! Confiar que uma professora formada em Letras, amante da literatura fosse escrever um texto totalmente verdadeiro, sem duplas significações.
Pois imaginem vocês que essa "interação verdadeira" e essas "conversas paralelas" eram FORÇADOS EUFEMISMOS!!!! Os meninos não paravam de falar um minuto e para cada 10 palavras 11 eram palavrões, eu me senti dentro de uma jaula! Tanto tempo estudando Magda Soares, Irandé Antunes, Paulo Freire entre outros teóricos educacionais e das Letras não estava me servindo para nada. Então, depois de três dias de sofrimento e muito choro em casa, depois de eu ter que consultar diversas enciclopédias educacionais e livros de psicologia, tive que aplicar a melhor das pedagogias no momento: a PEDAGOGIA DA AMEAÇA!Sabe como funciona??

Eu ameacei que o primeiro que falasse teria o nome anotado em uma folha e que essa folha seria levada até o diretor! hahahahahahahahahahahahahah (essa risada foi de maldade, tá?! Tipo bruxa malvada). E PLIM! FUNCIONOUUUUUU!!!! hahahahahahahaha (essa foi de alegria). Fui para a outra sala, a 7ª B, achando que eu era a própria substituta de Carl Rogers, explique a Pedagogia da Ameaça e PLIM! FUNCIONOUUU... por no máximo 10 minutos. Eles viraram uns pestinhas de novo. Acho que esse foi o pior dia de todos, fui pra casa chorar e desistir dessa vida, sabe.
Como vocês sabem, eu choreeeeeeiiii!!! Mas não desisti, acho que fiquei anestesiada até agora. Isso ainda não é o fim, aguarde mais lembranças da escola A.

=D

Um comentário:

  1. Parabéns professora ! :) A senhora escreve muito bem .. :D

    E foi muito engraçada essa história . xD

    ResponderExcluir